segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Ushuaia 2013

Você já ouviu falar no Fim do Mundo? Pois é, ele existe.

Chama-se Ushuaia e é mais lindo do que você possa imaginar. Ushuaia é uma pequena cidade da Argentina,  com pouco mais de 20 mil habitantes. É a capital da Província da Terra do Fogo, no extremo sul da Argentina, há apenas 700 quilômetros da Península Antártica. Recebeu o apelido de “Cidade do Fim do Mundo”, por ser a cidade mais ao sul (austral) do planeta que se pode chegar por estradas.




Foi colonizada por europeus a partir de meados do século XIX, e a cidade cresceu lentamente ao longo da primeira metade do século XX, organizando-se em torno da instalação de um grande presídio, o que fez com que se formasse uma impressão sombria sobre o local. A partir da metade do século este presídio foi extinto, a cultura se diversificou e o progresso se deu mais rápido, depois por receber a visita do navio Beagle onde viajava Charles Darwin e finalmente ao se tornar Zona Franca para o comércio, inclusive com incentivos governamentais para a fixação de novos residentes.



Hoje, é conhecida e respeitada como um dos mais belos atrativos turísticos da América do Sul, e se tornou conhecida com a "Cidade do Fim do Mundo". Realmente Ushuaia é um lugar maravilhoso, cercado de altas montanhas coroadas de neve, lindos bosques nativos, lagos cinematográficos e margeada pelo histórico Canal de Beagle.



Ushuaia tem um clima frio e úmido com bastante vento durante todo o ano. No inverno, que vai de junho a outubro, a temperatura varia de -6º C e 4º C, e do centro de Ski Cerro Castor a temperatura pode chegar a -15ºC. Entre os meses de outubro e março, a temperatura está mais quente e agradável, com temperatura média de 10oC. Nesta época, os dias ficam mais longos, com duração de até 18 horas. Esse período é ideal para realizar trekkings e passeios de barco.



A pinguineira pode ser visitar entre os meses de dezembro e fevereiro, quando são registradas temperaturas que variam de 6ºC a 18ºC.

 

Se você quiser ir ao Ushuaia via terrestre poderá fazê-lo através de estradas até o Estreito de Magalhães, onde será necessário a travessia por balsa (cerca de 20 minutos). Após a travessia virá a aduana de saída da Argentina e entrada no Chile. Depois, cerca de 250 km de estrada de rípio até a próxima aduana (saída do Chile  entrada na Argentina) e finalmente se chega ao fim... fim do mundo. 













4 comentários:

  1. Recebi hoje um convite pra ir, em março de 2013, ao Ushuaia-ARG, com outros dois motociclistas.
    Proposta muito tentadora... vou estudar a viabilidade já que terei - caso aceite - apenas quatro meses de planejamento.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ushuaia é um local maravilhoso, quando fui deu vontade de largar tudo e ficar lé para sempre, se for possivel coloque Calafate no seu roteiro, visitar o Perito Moreno é inesquecível, outro local imperdível é Torres Del Paine, saindo de El Calafate dá para ir e voltar no mesmo dia.

    O vento naqueles lados é coisa séria, aluguei um carro para ir a El Chalten e Torres Del Paine e mesmo no carro é difícil de dominar, teve uma hora que estava tão forte que não conseguia abrir a porta do carro para sair.

    ResponderExcluir
  4. Beleza Juliano, agradeço por suas dicas...estão anotadas. Quanto ao vento realmente é coisa séria e leio muitos relatos falando disso.

    ResponderExcluir