quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Yamaha TT125 e DT180

Entre 1980 e 82, quando eu estudava em Campos-RJ, havia um carinha na escola que tinha uma "Tetêzinha" dessas e muitas vezes, enquanto eu ia ou vinha da escola (normalmente fazia isso à pé), ele passava por mim e eu ficava sonhando... aquele "tatatatatatatatatatá". Ficava imaginando ter uma moto daquela um dia... era meu sonho de consumo. Naquela época ela fazia o maior sucesso.

 

Ela foi a primeira motocicleta Yamaha "Todo-Terreno" nacional de fábrica. Baseada na mecânica e estrutura da RX-125, foi completada por equipamentos projetados para permitir seu uso também no fora-de-estrada.

A nomenclatura TT é utilizada desde o início dos anos 70 pela Yamaha internacional, sendo TT a versão especializada off-road da motocicletas da linha XT (uso misto 4 tempos). Assim, a Yamaha do Brasil resolveu adotar esta nomenclatura embora em uma motocicleta 2 tempos, contrariando assim o padrão internacional que previa a nomenclatura DT (uso misto 2 tempos, que também tinha a versão especializada IT).

Em 1981 a Yamaha lançou a DT180 e se a TTzinha já me deixava com "água na boca", imagina a essa DT. Meus pais não tinham condições de me presentear com uma motoca então me restava sonhar em progredir na vida, trabalhar, e talvez um dia poder realizar este sonho.

Quando lançada a DT 180 foi a única opção de motocicleta realmente trail no Brasil. Veio com a suspensão traseira monoamortecida do tipo Mono-Cross, uma grande evolução em relação à suspensão traseira duplamente amortecida da TT125.

Nenhum comentário:

Postar um comentário